Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica. As molas são feitas de arame geralmente tendo como matéria prima mais utilizada o aço temperado.

 

Em 1944 para atender a solicitação de desenvolvimento de um novo modelo de ônibus que necessitava de uma suspensão que reduzisse os choques e vibrações transmitidas ao veículo e passageiros, a FIRESTONE desenvolveu molas pneumáticas de duas convoluções que foram incorporadas ao projeto desse ônibus cuja produção iniciou-se em 1953.

Os materiais dos foles e as válvulas niveladmolasoras tiveram um desenvolvimento significativo a partir dos anos 60. Mais recentemente, os controles eletrônicos também registraram grande aperfeiçoamento.

Atualmente, a suspensão a ar é muito utilizada na montagem de ônibus, para assegurar um rodar mais suave. Pela mesma razão, é empregada também em vagões ferroviários e de metrô, especialmente no transporte urbano.

Bolsões pneumáticos ou foles também são usados em automóveis e utilitários, principalmente como auxiliares das molas de aço do eixo traseiro, para compensar a inclinação do veículo causada pela carga do porta malas ou pelo reboque.

A preferência por este tipo de suspensão entre os caminhões, reboques e semi-reboques também vem aumentando, devido à maior proteção oferecida à carga, ao aumento da vida útil do equipamento, redução dos custos e dos tempos de manutenção.

..........Próximo
Anterior..........