Muitos mal-entendidos acontecem porque um não entende o que o outro quer dizer. Haveria mais paz se as pessoas prestassem mais atenção ao verdadeiro significado das palavras. Uma dessas palavras é “respeito”. Compreender seu significado realmente abre o entendimento sobre muitos problemas na relação. Vejamos a origem desta palavra:

“Respeito”, do latim RESPECTUS, particípio passado de RESPICERE, “olhar outra vez”. De RE-, “de novo”, mais SPECERE, “olhar”. A ideia é de que algo que merece um segundo olhar, em geral merece respeito.

“Respeitar” alguém é “olhar de novo”, notar aquela pessoa, lhe prestar atenção dobrada. “Desrespeitar” é não dar nenhuma importância à outra pessoa, considerar sua existência dispensável, indigna de “um segundo olhar”.

Pense agora como isso afeta o seu relacionamento. Seu parceiro já reclamou dizendo, “Você não me respeita” ou “Você não me dá o respeito”?

E quando você exigiu respeito do seu parceiro, já respondeu algo do tipo, “Como eu vou te respeitar se você age desse jeito?”

O que está sendo cobrado nessas conversas na verdade é: “Preste atenção em mim.” “Perceba que eu existo.” “Faça-se uma pessoa digna da minha atenção.”

Portanto, as lições práticas são:

Se alguém lhe cobra respeito…
provavelmente é porque você não tem dado suficiente atenção àquela pessoa, nem reconhecido sua importância e valor
outras coisas e/ou pessoas têm consumido seu tempo e atenção, resultando no seu descuido daquela pessoa
você precisa reavaliar seu comportamento para com aquela pessoa, e focar mais nela—notá-la, apreciá-la, olhar para ela “de novo”.
Se você tem cobrado respeito de alguém…
você primeiro tem que “olhar de novo” para si mesmo, ou seja, se respeitar. Será que você tem agido de forma digna de respeito—“se olhado no espelho”, como diz a expressão popular?
veja se seu comportamento merece “um segundo olhar” daquela pessoa, ou se está sendo tão repulsivo que seu parceiro não quer olhar para você outra vez. Respeito próprio é mais raro do que respeito alheio.
Espero que agora você entenda muito melhor as cobranças de respeito no seu relacionamento.

E que tal este verso onde o próprio Deus nos cobra o respeito para com Ele?

Se Eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? —diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 1.6

Seu parceiro sempre reclama que você não o(a) respeita? Será que não está na hora de você começar a “olhar de novo” para aquela pessoa? E o que dizer acerca de respeitar a si mesmo antes de cobrar o respeito dos outros? E sobre querer que Deus olhe para você, responda suas orações, se você não olha para Ele?

Deixe seu comentário abaixo.

..........Próximo
Anterior..........