tangerina

A tangerina, também conhecida como mexerica ou pokan, é uma fruta cítrica de origem asiática.
Possui um formato arredondado (com gomos) e, quando madura, apresenta uma casca de cor alaranjada.
A árvore que produz este fruto adapta-se em regiões de climas tropical e sub-tropical, pois precisa de uma boa quantidade de umidade para se desenvolver.
É uma fruta que apresenta uma quantidade razoável de sais minerais (cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro).
Apresenta também vitaminas como, por exemplo, A, C e do complexo B.
No Brasil, o período de safra desta fruta vai de abril a setembro.
Não é muito calórica, apresentando por volta de 40 calorias por 100 gramas.
As espécies mais conhecidas são: polkan, cravo, dancy e montenegrina.
Possui um bom efeito diurético, sendo bom também para o funcionamento do sistema digestivo.
Pode-se aproveitar a casca para a produção de doces e geléias, pois é rica em vitaminas.

Casca secaNa medicina tradicional da China, a casca de tangerina é usada para ajudar a digestão, acalmando o estômago, e também para equilibrar o açúcar no sangue, desintoxicar o fígado, baixar o colesterol e aliviar o estresse. Outros acham que os nutrientes da casca ajudam a perder peso, porque ajuda na digestão, e é um diurético.

Como, porém, você pode ingerir uma casca de tangerina? Há algumas sugestões, que achei muito exóticas, mas uma sugestão foi bem interessante: a de fazer um chá ou uma bebida gelada.

casca em plasticoPrimeiro, é necessário desidratar as cascas. Como fazer isso? Simplesmente coloque as cascas numa forma e deixe ao sol (nos dias sem chuva, claro!) por alguns dias. Depois, guarde as cascas bem fechadinhas na geladeira. Pode deixar na geladeira até dois ou três meses.

SONY DSCColoque as cascas em água fervente, deixando em infusão durante 3 minutos.

Pronto, coe e tome o chá, mas sem açúcar. Se você prefere algo gelado, pode colocar o chá na geladeira, e tomar como um refresco depois. Lembre-se: não deve usar nenhum açúcar, mel ou adoçante.Chá

Não experimentei ainda, mas soube que pode jogar as cascas dentro de vitaminas. Parece uma boa ideia. não é? Já experimentou este chá? O que achou?

Compartilhe isso:

..........Próximo
Anterior..........