ARTES USADAS:Utilizam-se a raiz. Os ingredientes activos são essencialmente provitamina  A (mais conhecida como caroteno), e vitaminas B1, B2, e C. Além disso, as cenouras contêm flavonóides, óleos essenciais e carotatoxina.

EFEITOS MEDICINAIS: A combinação de vitaminas contidas nas cenouras facilita a cicatrização, fortalece o sistema imunitário, contribui para estimular o metabolismo, facilita a recuperação e ajuda a manter a boa saúde.

APLICAÇÕES: Os componentes da cenoura têm maior efeito se ela for consumida crua. Quando mais finamente picada for, melhor será a absorção dos ingredientes activos. Destes dois factos se deduz que o melhor efeito é conseguido com sumo de cenoura acabado de ser espremido. Além disso, é possível adicionar umas gotas de óleo (ou comer qualquer coisa que contenha gordura juntamente com o sumo de cenoura) visto que isso facilita a absorção da lipofílica provitamina A. A papa de cenoura também é recomendada para crianças que estão em processo de desmame visto que ajuda à digestão e previne a prisão de ventre e a flatulência.

SUMO DE CENOURA: Esfregue e lave as cenouras, depois meta-as na centrifugadora para extrair o sumo. Adicione 3 a 4 gotas de óleo vegetal de qualidade (óleo de gérmen de trigo ou óleo de colza) por copo. De preferência, consuma este sumo acabado de espremer já que nessa altura o teor de vitaminas é mais elevado. Se guardar o sumo de cenoura no frigorífico, adicione-lhe um pouco de sumo de limão para evitar que a cor se altere para castanho.

BEBIDAS MISTAS: As maçãs, o ananás e as laranjas misturadas com o sumo de cenoura resultam em bebidas mistas muito saborosas.

PAPA DE CENOURA PARA BEBÉS: Esfregue, lave e corte aos bocadinhos 2 a 4 cenouras. Coza numa chávena de água durante uns quinze a vinte minutos até ficarem macias e depois triture para obter uma pasta. Não tempere nem mesmo com sal. Se for para dar à colher, misture 1/2 colher de chá de óleo de gérmen de trigo. Em alternativa, misture 2 a 3 colheres de sopa com leite de compra para bebé e dê pelo biberão. O que sobrar pode ser guardado bem fechado, durante um dia, no frigorífico, mas a pasta deverá depois ser fervida por uns instantes. A cozedura da pasta destrói as vitaminas, mas também elimina os germes.

NOTA IMPORTANTE: As teorias mais antigas que referiam haver fracos resultados num consumo excessivo ou mesmo intoxicação com provitamina . A estão provavelmente incorrectas. Pesquisas mais recentes mostraram que as vitaminas contidas nos alimentos naturais contidos têm efeitos potencialmente mais fortes que os suplementos vitamínicos presentes em populares bebidas vitaminadas ou em comprimidos efervescentes.

..........Próximo
Anterior..........